Search
Close this search box.

Sabia que é muito comum uma pessoa com perda auditiva não perceber que está ouvindo mal?

Sabia que é muito comum uma pessoa com perda auditiva não perceber que está ouvindo mal?

Ouvir os sons e entender o que ouviu tem diferença. Enquanto ouvir faz parte do processo auditivo, entender é a finalidade desse processo. E muitas vezes o paciente pode até ouvir o som, mas não consegue compreender o que está sendo transmitido. 

As células do ouvido se degeneram à medida em que envelhecemos. E na maioria dos casos a perda auditiva ocorre de maneira lenta e gradativa, o que dificulta a identificação do problema. 

Engana-se quem acha que a perda auditiva está relacionada só à idade. Ela também pode ser hereditária, por uso excessivo de antibióticos, estresse forte, traumas e poluição sonora. Os sintomas dessa perda podem ser: falar muito alto, sensação de ouvido tapado, pedir às pessoas para repetir o que disseram, aumento do volume dos aparelhos eletrônico, dificuldade  de ouvir um diálogo ao telefone, zumbido no ouvido, intolerância a sons intensos, dificuldade de ouvir as pessoas que estão distantes, entre outros.

Por isso é muito importante realizar exames auditivos periodicamente com um otorrinolaringologista. E se o médico identificar sinais de perda auditiva, ele irá encaminhar o paciente para um fonoaudiólogo. Além disso, o uso do aparelho auditivo ajuda o paciente não só a ouvir melhor, mas a entender e a compreender os sons, tendo assim uma melhor experiência sensorial.

Não deixe a perda auditiva te limitar!

Agende agora sua visita conosco e aprecie todos os sons da vida!

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos posts

Categorias

Fale conosco

Posts relacionados

Ouvindo mais

Aparelho Auditivo: Alta tecnologia e discrição

Os aparelhos auditivos são fundamentais no dia a dia de muitas pessoas que têm  perda de audição. Eles melhoram a comunicação, a interação social e a qualidade de vida dessas pessoas, além de diminuir o ruído ao fundo e aumentar os estímulos das conexões neurais.

Continuar lendo »
Posso ajudar?
Escanear o código